Primavera vai criar impacto em crianças e idosos vulneráveis

Fundação Primavera apresenta-se com projectos para promover o “envelhecimento positivo” e a “parentalidade estruturada”. Organização filantrópica arranca com três milhões de euros de dotação.

 

A Fundação Primavera, organização social de base 100% filantrópica, criada há pouco mais de um ano, é apresentada públcamente esta quinta-feira, dia 27, no Forum?Braga, tendo como propósito “criar mudanças com impacto na vida de crianças e mais velhos em situação vulnerável, com uma estratégia consistente que inclui.

Fundação Primavera apresenta-se com projectos para promover o “envelhecimento positivo” e a “parentalidade estruturada”. Organização filantrópica arranca com três milhões de euros de dotação. A Fundação Primavera, organização social de base 100% filantrópica, criada há pouco mais de um ano, é apresentada públcamente esta quinta-feira, dia 27, no Forum?Braga, tendo como propósito “criar mudanças com impacto na vida de crianças e mais velhos em situação vulnerável, com uma estratégia consistente que inclui centenas de projectos já consolidados e que fazem a diferença no nosso Portugal”.

Fundada por José Dionísio e Jorge Batista, sócios-fundadores da empresa técnológica Primavera (actual Gegid), com uma dotação patrimonial de três milhões de euros, a Fundação Primavera tem o “envelhecimento positivo” e a “parentalidade estruturada” como objectivos centrais, a concretizar através do “desenvolvimento de projectos de índole educativa, social e humanitária, tendencialmente em parceria com outras entidades, sejam elas públicas, privadas ou pessoas individuais”.

Os projectos suportados ou a apoiar pela Fundação sediada em Braga têm como espaço geográfico preferencial Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa. Nos seus estatutos, a Fundação Primavera tem previstas acções de cooperação com outras instituições, públicas ou privadas, de modo a alavancar projectos financeiramente, a par do apoio a empreendedores sociais que não tenham outras opções de financiamento.

No que diz respeito ao “envelhecimento positivo”, serão desenvolvidos e apoiados “projectos inovadores que abordem as necessidades fundamentais da população sénior, fomentando um envelhecimento bem-sucedido e inclusivo, combatendo a solidão percepcionada e indesejada”.

Com parceiros de proximidade “pretendemos criar impacto positivo e duradouro nesta população vulnerável, incentivando e apoiando as iniciativas que se proponham alcançar um grande número de cidadãos e estejam alinhados com os objectivos desejados da Fundação Primavera”, referem os fundadores. Para perseguir a parentalidade estruturada, haverá atenção a “projectos inovadores que nos permitam aumentar significativamente a integração de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade familiar em famílias de acolhimento”.

A Fundação Primavera propõe-se apoiar as entidades da economia social que trabalham neste propósito, potenciando a integração de famílias desestruturadas em programas de requalificação social e emocional, capacitando-as das competências para uma parentalidade estruturada e positiva.